Detalhes do curso

O contributo efetivo do Secretariado de Direção para a organização e o controlo do trabalho administrativo de uma instituição é fundamental, nomeadamente para a melhoria dos processos de tomada de decisão, para uma gestão eficiente da informação, para uma comunicação eficaz e para a valorização da imagem da organização.

Este curso visa preparar todos os formandos para um desempenho eficiente das funções de Secretariado de Direcção, desenvolvendo as atitudes adequadas para um bom relacionamento profissional, aprofundando conhecimentos nos diferentes domínios da sua função técnica e actualizando métodos de trabalho de modo a desempenharem a sua função de forma mais versátil e eficiente.

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:
  • Identificar as principais actividades executadas pelo secretariado de direcção;
  • Enumerar as diferenças entre secretariado geral e de direcção;
  • Saber organizar o trabalho e gerir o tempo;
  • Conhecer as normas protocolares no contexto empresarial;
  • Saber elaborar cartas; memorandos; comunicados internos; Documentação Comercial e Comunicação Escrita;
  • Dominar as técnicas de atendimento pessoal e telefónico;
  • Saber gerir agendas;
  • Saber organizar eventos.
  • Este curso não possuí requisitos de acesso.
  • Este curso destina-se a pessoas em inicio de carreira que pretendem adquirir conhecimentos para desempenhar funções de assessoria ou secretariado, e profissionais em exercício que pretendem aprimorar as suas competências para o cumprimento eficaz da sua missão.
Perfil do Secretáriado
  • Estilo e Apresentação
  • Qualidades individuais e Personalidade
  • Aperfeiçoamento
  • Desenvolvimento da inteligência emocional
A Função de Secretariado
  • Secretáriado de direcção
  • Secretáriado geral
  • A Colaboração com o chefe – Agenda
  • Relações com os restantes departamentos e o seu pessoal
  • Secretário no organograma da empresa
Organização do Trabalho e Gestão do Tempo
  • Gestão de tempo e definiçõa de prioridades
  • Organização de tarefas administrativas
  • Desenvolvimento de autonomia no trabalho
  • Delegação de tarefas
  • Optimização de trabalho em caso de ausência
  • Desenvolvimento de plano de acção pessoal
Normas Protocolares no Contexto Empresarial
  • Apresentações
  • Formas de tratamento
  • Precedências
  • Protocolo ao telefone
  • Correspondência (cartas, cartões, convites e outras)
  • Recepção e acolhimento de visitantes
  • O tratamento social
  • Regras de cortesia e do “saber-estar”
Documentação Comercial e Comunicação Escrita
  • Redacção Comercial: Modelos de cartas
  • Documentos comerciais e impressos
  • Recepção de correspondência e sua distribuição
  • Tratar a informação recebida
  • Mapas de correspondências
  • Organização de arquivo
  • Vigilância e conservação do arquivo
  • Preparação de Reuniões e Assembleias
  • Convocatórias, Convites
  • Actas, Memorandos, Relatórios
Técnicas de Atendimento Pessoal e Telefónico
  • As expectativas e as exigências do público ou dos clientes
  • Os clientes internos e externos
  • Os critérios de eficácia da função atendimento
  • Estabelecer o contacto e uma relação positiva com o cliente
  • Atitude de comunicação eficaz
  • Importância da comunicação não-verbal e da linguagem gestual
  • As técnicas do atendimento telefónico
  • As relações e os litígios
  • Os casos de atendimento difíceis
Organização de Eventos
  • Regras de planeamento e organização dos diferentes tipos de eventos
  • Organização de recepções, reuniões de trabalho, seminários, exposições, inaugurações, conferências
  • Eventos de tomadas de posse, assinaturas de contratos
  • Organização de viagens e refeições
  • Procedimentos e instrumentos adequados aos diferentes tipos de eventos

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