Detalhes do curso

Você e a sua equipa têm muitas ideias de negócio e de projeto, mas não sabem qual escolher? Você e a sua equipa querem escolher a ideia de negócio ou projeto com melhor valor acrescentado?

O estudo de viabilidade ajuda as organizações a perceber se vale a pena investir tempo, dinheiro, energia e esforço nas ideias ou projectos que estão a ser considerados para investimento. Um estudo de viabilidade bem desenvolvido estabelece as bases para a análise do projeto e para as actividades de conceção de uma forma orientada.

A análise prévia das opções e dos desafios que podem surgir ajuda as organizações a compreender se o projeto em estudo será ou não bem sucedido.

No final do curso, os participantes serão capazes de:
  • Compreender a importância do estudo de viabilidade
  • Comparar o estudo de viabilidade com o plano de negócios
  • Compreender os elementos do estudo de viabilidade
  • Entender os tipos de estudo de viabilidade realizados
  • Compreender o estudo de viabilidade do modelo financeiro
  • Desenvolver e criar um relatório para um estudo de viabilidade
  • Importância do relacionamento interpessoal na realização de um estudo de viabilidade
  • Este curso não possuí requisitos de acesso.
  • Este curso é adequado para as pessoas envolvidas no trabalho de estudos de viabilidade, responsáveis pelo lançamento de novos produtos e serviços, patrocinadores de projectos, gestores seniores, gestores funcionais, gestores de projeto e demais interessados.
MÓDULO 1- INTRODUÇÃO
  • Definição e importância dos estudos de viabilidade
  • Princípios, objectivos e conceito de estudos de viabilidade
  • Estudo de viabilidade em empresas e projectos
  • Ciclo de viabilidade
  • Como se preparar para a viabilidade?
MÓDULO 2 – OPÇÕES A CONSIDERAR
  • A viabilidade é uma necessidade ou um desejo?
  • Identificar as opções para a análise de viabilidade
  • Pensamento criativo e análise de viabilidade para a resolução de problemas
  • Riscos e oportunidades envolvidos
MÓDULO 3 – ELEMENTOS DO ESTUDO DE VIABILIDADE
  • Viabilidade organizacional
  • Viabilidade mercadológica
  • Estudos e análises de mercado
  • Tipos de dados de estudos de mercado
  • Análise das projecções de vendas
  • Viabilidade técnica
  • Questões técnicas críticas
  • Viabilidade do fornecimento
  • Viabilidade operacional
  • Viabilidade financeira
  • Custos do projeto
  • Custos indirectos
  • Custos correntes
MÓDULO 4- DIAGNÓSTICO, APRECIAÇÃO E AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE
  • O processo de gestão e aplicação dos riscos
  • Identificar, determinar e avaliar o risco da opção preferida
  • Compreender e gerir as principais partes interessadas
  • Estimar o custo
  • Determinar um plano de contingência
MÓDULO 5- MÉTODOS CONTABILÍSTICOS E MODELOS FINANCEIROS DE VIABILIDADE
  • Técnicas de análise financeira
  • Métodos de não desconto
  • Métodos de desconto
  • Valor atual líquido
  • Taxa interna de rendibilidade
  • Construção do modelo financeiro do estudo de viabilidade
  • Custo médio ponderado do capital (WACC)
  • Custo do capital próprio
  • Modelo de determinação do preço dos activos de capital (CAPM)
  • Fluxo de caixa livre não alavancado (UFCF)
  • O valor terminal do projeto
MÓDULO 6 – PREPARAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTUDO DE VIABILIDADE
  • Criação e desenvolvimento do formato do relatório de viabilidade
  • Impacto das relações interpessoais para garantir o sucesso do estudo de viabilidade
  • Apresentação de uma ideia para o negócio
  • Plano de ação pessoal

Não perca as notícias da Above!

Subscreva a nossa newsletter.

    error: Content is protected !!