Detalhes do curso

Os gestores geralmente têm uma vasta experiência em lidar com questões de gestão quotidiana, contudo muitos deles possuem um desafios ainda muito maior: o desafio de se tornarem líderes transformacionais e não apenas gestores. Este curso de formação em liderança tem como objetivo fazer essa transição vital e explorar os conhecimentos e capacidades que o transformarão em um líder inspirador.

Este curso vai lhe dar aptidões para demonstrar comportamentos de liderança transformacionais; conhecimentos reais sobre as suas próprias personalidades, comportamentos e atitudes e as dos outros; compreender as fases de desenvolvimento da sua equipa e o estilo de liderança correspondente que lhe é exigido.

No final deste curso, os participantes serão capazes de:
  • Identificar as diferenças entre gestor e líder.
  • Obter uma compreensão de sí mesmo, suas atitudes e comportamentos
  • Compreender o que impulsiona o comportamento individual e a cultura da sua organização
  • Entender como sua personalidade influência seu estilo de liderança
  • Conhecer as abordagens e os requisitos de liderança do século XXI
  • Compreender e aplicar as técnicas de motivação para liberar o máximo potencial de sua equipa
  • Aprender a delegar tarefas eficazmente no local de trabalho
  • Resolver conflitos entre membros de equipa
  • Desenvolver habilidades de escuta activa para orientar e inspirar os outros
  • Ter um enquadramento para gerir a mudança e o desenvolvimento da sua carreira
  • Este curso não possuí requisitos de acesso.
  • Este curso é destinado a líderes de equipas, gestores de equipas, executivos de empresas e chefias com responsabilidade na liderança e coordenação de pessoas.
PASSAR DA GESTÃO PARA A LIDERANÇA
  • A diferença entre gestão e liderança (Chefe e Lider)
  • Apreciando as cinco abordagens essenciais de liderança
  • Exibindo comportamentos de liderança transformacional
  • Requisitos de liderança do século XXI
  • Liderança e inteligência emocional
  • Competências de liderança e política organizacional
COMPREENDER-SE A SI PRÓPRIO, AOS OUTROS E ÀS CULTURAS ORGANIZACIONAIS
  • Autoconhecimento como principio para uma liderança eficáz
  • Matriz de personalidade e temperamentos
  • Usar as percepções de personalidade para influenciar os outros
  • A origem das nossas atitudes pessoais e o comportamento resultante
  • Cultura organizacionais de alto desempenho
  • Sinais de uma cultura organizacional saudável
  • Desenvolviemnto de uma cultura organizacional saúdavel
DESENVOLVER E LIDERAR A SUA EQUIPA
  • Funções da equipa
  • Fases de formação da equipa e dinâmica da equipa
  • Estilo de liderança de equipa relevante para o seu pessoal
  • Trabalhadores do conhecimento e o contrato psicológico
  • Feedback e críticas eficazes
GESTÃO E MOTIVAÇÃO DE PESSOAS
  • Delegar eficazmente
  • Definir metas, objectivos SMART e resultados pessoais
  • Realizar avaliações de desempenho que realmente funcionam
  • Coaching, mentoring e formação no local de trabalho
  • Elogiar eficazmente, reconhecendo e celebrando as realizações
  • Técnicas de motivação para um maior empenhamento e desempenho
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS
  • Teoria e prática da negociação – negociação definida
  • Poder e sociedade – a ascensão da negociação e da gestão de conflitos
  • As fontes de conflito na organização
  • Escalada do conflito e medidas para a evitar
  • Estratégias de gestão de conflitos
  • As duas abordagens distintas da negociação
  • Compreender o seu estilo de negociação
COMUNICAÇÃO PARA LÍDERES
  • Arte de escuta activa
  • Aprimorando suas habilidades de escuta
  • Linguagem corporal
  • Inspirar e orientar os outros
  • Lidar com o stress de forma adequada

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