Detalhes do curso

Organizar os documentos é manter a empresa em ordem. Um equívoco comum na administração de empresas é o fato da gestão não dar a devida importância aos arquivos gerados pelo trabalho da organização. Os documentos possuem extrema importância e o seu potencial vai muito além de uma “papelada”, pois são os arquivos que detém o centro ativo de dados e as informações da empresa.

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:

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  • Dominar os conceitos e outros instrumentos operatórios da gestão do Arquivo
  • Adquirir hábitos de exigência e de rigor na gestão documental
  • Desenvolver espirito prático no processo da organização e gestão  documental
  • Agir em conformidade com a lei na gestão do Arquivo
  • Dominar as leis nacionais, internacionais para a gestão de documento
  • Discutir a importância da Gestão documental
  • Participar no processo da organização de de arquivos
  • Este curso não possuí requisitos de acesso.
  • Este curso destina-se a todos os profissionais responsáveis pelo arquivo e gestão de documentos, nomeadamente técnicos, assistentes, secretário/as e área administrativa
1. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE ARQUIVOS
  • Conceito de arquivo e evolução do conceito
  • As mais-valias de um arquivo organizado
  • Missão de um sistema de arquivo na organização da empresa
  • Difusão, circulação e arquivo
  • Tipologia dos documentos e suportes
  • Etapas da vida de um documento e seus impactos ao nível da gestão documental
2. CARACTERÍSTICAS DOS “DOCUMENTOS DE ARQUIVO”
  • Principais características
  • Seus objectivos
  • Fundamentação
3. SISTEMAS BÁSICOS DE GESTÃO DE ARQUIVO
  • Alfabético, Numérico
  • Domínios de aplicação
  • As vantagens e inconvenientes dos diversos sistemas de classificação
  • Determinação do método de classificação adaptado às necessidades
  • A indexação: generalidades, conceitos, palavras-chave, descritores, princípios de indexação
4. O CICLO DE VIDA DOS DOCUMENTOS
  • Activo
  • Semi-activo
  • Definitivo
5. O CONTROLO DA CORRESPONDÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO
  • Gestão e controlo das entradas
  • Tratamento e controlo das saídas
  • Reccepção
  • Registo
  • Distribuição
  • Tramitição
6. CLASSIFICAÇÃO POR ASSUNTO
  • Plano dicionário (descritores)
  • Plano ideológico hierarquizado
  • Avaliação comparativa destes dois tipos de plano
  • Parâmetros a ter em conta na escolha
7. IDENTIFICAR OS PRAZOS DE CONSERVAÇÃO: LEGAIS, ÚTEIS, HISTÓRICOS
  • Documentos a conservar, a prescrição, o original e a cópia
  • Os princípios de segurança e confidencialidade
8. SUPORTES DE INFORMAÇÃO
  • A informação em suporte de papel: posições e material correspondente e os meios de sinalização
  • Os novos suportes da informação
  • Arquivo informático
  • O manual de arquivo da informação
9. QUESTÕES FÍSICAS LIGADAS AOS ARQUIVOS
  • Organização e conservação de arquivos
  • Questões relacionadas com o arquivo físico e com o arquivo electrónico
10. EXERCÍCIOS PRÁTICOS E SIMULAÇÕES

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