Detalhes do curso

A gestão de projectos tem-se tornado cada vez mais importante no actual panorama empresarial moderno. As organizações compreendem agora que, para se manterem competitivas, devem gerir projectos de forma eficaz para assegurar a realização atempada e bem-sucedida dos objectivos. A capacidade de priorizar tarefas, atribuir recursos e tomar decisões bem informadas são todas as competências necessárias para uma gestão de projectos bem-sucedida.

Neste curso prático e orientado para o mercado de trabalho, os formandos vão aprender a planear, executar e monitorar um projeto combinando preditiva e ágil.

Este curso visa dotar os formandos de técnicas de planeamento e estruturação de projectos, bem como dos conhecimentos necessários para implementar e acompanhar as diferentes fases de um projecto.

COMPETÊNCIAS
No final deste curso os participantes saberão:
  • Identificar as competências necessárias para gerir de forma eficaz um projecto;
  • Saber estruturar e planear um projecto;
  • Saber adoptar uma forma de trabalho “orientada para projectos”;
  • Definir objectivos realistas e mensuráveis para os projectos;
  • Saber estimar custos e timings para as diferentes etapas do projecto;
  • Utilizar as melhores técnicas e metodologias;
  • Utilizar as “work breakdown structures”;
  • Gerir um projecto ao longo do seu ciclo de vida;
  • Criar e utilizar sistemas de monitorização e controlo dos projectos.
  • Este curso não possuí requisitos de acesso.
  • Este curso destina-se a todos os profissionais que envolvidos em projectos que desejam aprofundar os seus conhecimentos e dominar conceitos e os indivíduos  que desejam especializar-se em gestão e implementação de projectos.
PROJETOS E GESTÃO DE PROJETOS
  • Conceitos e Fundamentos de Gestão de Projectos
  • Conceito de projecto
  • Tipos de projectos
  • Características dos projectos
  • O fracasso e o sucesso dos projectos
  • Ciclo de vida dos projectos
  • Normalização da gestão de projectos – PMI e o PMBOK
  • Project Management Office (PMO)
  • Diferença entre gestores de projectos e PMO
O GESTOR DE PROJECTOS E A CONSTITUIÇÃO DA EQUIPA DO PROJECTO
  • Papel do gestor de projectos
  • Perfil do gestor de projectos
  • As pessoas e as equipas
PLANEAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE PROJECTOS
  • Os objectivos do projecto
  • Metas, requisitos, especificações do projecto
  • Desenvolvimento do plano do projecto
  • Elaboração da WBS
  • Definição e sequência de actividades
  • Estimar os recursos e durações das actividades/ método PERT
  • Documentação da organização do projecto
TÉCNICAS DE PLANIFICAÇÃO (ORGANOGRAMA DE TAREFAS)
  • Definição dos marcos (milestones) do projecto
  • Gráficos de Gantt
  • Diagrama de rede
PLANEAMENTO DA GESTÃO DO RISCO DO PROJECTO
  • Identificação dos riscos
  • Registo de riscos
  • Análise dos riscos
  • Planeamento da resposta aos riscos
GESTÃO DOS CUSTOS
  • Custos em projectos
  • Plano de contas do projecto
  • Estimativa de custos
  • Orçamento de custos
  • Ferramentas e técnicas utilizadas – Earned Value Management
 CONTROLO E ACOMPANHAMENTO DA GESTÃO DE PROJECTOS
  • Controlo das modificações
  • O controlo dos prazos
  • A gestão da qualidade: plano, ferramentas e controlo da qualidade
  • A gestão da informação: organização da circulação da informação
 ENCERRAMENTO DO PROJECTO
  • Encerramento do projecto ou fase
  • Encerramento administrativo
  • Encerramento técnico
  • Conteúdo do relatório de encerramento
  • Certificação em Gestão de Projetos.

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