Blog

empreendedorismo empresas

Principais erros cometidos pelos pequenos empreendedores em Moçambique

Como um novo empresário que está se a se preparar para iniciar um negócio ou que abriu suas portas recentemente, há muita incerteza pela frente.

Mais de 50% das pequenas empresas não sobrevivem os primeiros 5 anos de actividades, mas porque será que tantas empresas falham? Vamos aqui examinar aqui algumas razões que levam ao fracasso das pequenas empresas, afinal podemos aprender mais com os erros dos outros e não teremos que cometer os nossos próprios erros.

1. Falta de foco

Muitos empreendedores falham porque querem “fazer tudo” . Eles tentar abrir tantas empresas diferentes nos primeiros anos que nunca conseguem fazer nenhuma delas funcionar. Eles querem ter o título de proprietário de várias empresas e de multiempresários, mas se você prestar atenção os empresários de sucesso têm uma empresa principal que é responsável por grande parte do seu negócio e levaram anos
para abrir outras.
O lançamento de várias empresas e a constante mudança de foco, de venda de imóveis a vendas de sapatos é uma maneira eficaz de falir antes mesmo de você começar.

2. Falta de paciência

Para ser empresário de sucesso muitos erros serão cometidos ao longo do caminho, e é importante aprender com esses erros e adaptar-se.
Você precisa estar preparado o suficiente para evitar os erros grandes e caros que, às vezes, podem afundar sua ideia antes que ela possa decolar.
Você deve ter paciência ao cometer erros e aceitar que leva tempo e por vezes muito tempo até que uma ideia de negócio realmente comece a funcionar. Tenha paciência

3. Excesso de ambição

Muitos jovens empreendedores são tão ambiciosos que se aventuram nos negócios apenas por causa do dinheiro; são esses tipos de pessoas que não fazem pesquisas antes de iniciar seus negócios; Se tudo o que você vê sobre uma empresa é o dinheiro, deve saber que está destinado ao fracasso. Não se concentre apenas no dinheiro que você pode obter de um cliente, mas em outras coisas importantes, incluindo o futuro da empresa.

4. Mais fala que acção

Existem alguns empresários que podem falar como desejam mudar o mundo com a sua ideia, mas que no final do dia não fazem nada.
Não faz sentido você falar sobre o seu negócio quando não está pronto para fazer algo, é aconselhável não falar sempre em eventos e palestras sobre o seu negócio até que ele seja maduro e confiável sobre o risco de perder credibilidade no início e perder audiência quando mais precisar dela.

5. Não procurar ajuda

Ninguém sabe tudo. Parece que o mundo está cheio de pessoas que pensam que sim, mas ninguém realmente o faz. Guarde o seu orgulho e procure o conselho de outras pessoas. Converse com empreendedores de sucesso e, sempre que possível, obtenha o conselho das pessoas que são exactamente o que você quer ser.

Resumidamente iniciar uma empresa requer muito foco e paciência e com certeza está mais do que provado que nada acontece da noite para o dia. Sucessos na sua jornada e não cometa esses erros básicos

2 comentários

  1. José Rui Ventura

    Na verdade é o que já foi dito acima em relação as pequenas empresa o porque de não ter foco, mas gostaria de deixar a minha opinião. o que procura – se fazer é tentar resistir num mercado muito competitivo e num mercado onde o cliente é muito exigente e cada empresa vai inovando segundo a exigência do cliente.
    Muitas empresas perdem o foco na medida que o seu mercado vai sendo ocupado, um exemplo prático é das empresas de prestação de serviço nas áreas de limpeza, Recursos Humanos, contabilidade e outros serviços que já são firmados em Maputo, por exemplo um director de uma determinada empresa tem o aval de contratar uma empresa localmente que presta serviços já mencionado acima, ele acaba criando a sua para prestar serviços dentro da sua organização, ou por outra os concursos são já encomendado, neste caso é muito fácil perder foco.
    Concluindo não quero aqui discordar que muitas perdem foco porque na verdade querem mexer muita coisa, mas o processo em si para contratação de serviços não tem sido muito transparente porque muitos estão a procura de dinheiro como já foi dito.

    1. Above

      Com certeza a corrupção é um factor muito negativo, talvez um dos factores que mais danos causam aos empreendedores mas nos primeiros anos é crucial que o empreendedor esteja com foco em um único empreendimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *