Comportamento Organizacional

Secretariado de Direcção

10,500.00 MT
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Este curso visa preparar todos os formandos para um desempenho eficiente das funções de Secretariado de Direcção desenvolvendo as atitudes adequadas a um bom relacionamento profissional aprofundando conhecimentos nos diferentes domínios da sua função técnica e actualizando métodos de trabalho de modo a desempenharem a sua função de forma mais versátil e eficiente.

Detalhes do Curso

  • Tipo Presencial
  • Duração15 horas
  • Pré-requisitosNenhum


1.1. Identificar as principais actividades executadas pelo secretariado de direcção
1.2. Enumerar as diferenças entre secretariado geral e de direcção


2.1. Saber gerir o seu tempo e definir prioridades 
2.2. Organizar melhor as tarefas administrativas 
2.3. Desenvolver o campo de autonomia 
2.4. Optimizar o funcionamento do secretariado em caso de ausência
2.5. Elaborar um plano de acção pessoal


3. Normas Protocolares no Contexto Empresarial (3 Horas)

3.1. Apresentações
3.2. Cumprimentos
3.3. Precedências
3.4. Protocolo ao telefone
3.5. Correspondência (cartas cartões convites e outras) 
3.6. Recepção e acolhimento de visitantes
3.7. O tratamento social
3.8. Regras de cortesia e do Saber-Estar
3.9. Presentes sociais e de representação da organização


7.4. Organização de viagens e refeições
7.5. Procedimentos e instrumentos adequados aos diferentes tipos de eventos

4. Documentação Comercial e Comunicação Escrita (3 Horas)

4.1. Elaborar cartas memorandos comunicados internos etc. 
4.2. Criar páginas de rosto para documentos
4.3. Filtrar correspondência e sua distribuição
4.4. Tratar a informação recebida
4.5. Criar mapas para apresentar resultados
4.6. Criar pastas consoante os assuntos 
4.7. Organizar um arquivotes tipos de eventos
7.2. Organização de recepções reuniões de trabalho seminários exposições inaugurações conferências
7.3. Eventos de tomadas de posse assinaturas de contratos

5.1. As expectativas e as exigências do público ou dos clientes 
5.2. Os clientes internos e externos 
5.3. Os critérios de eficácia da função atendimento 
5.4. Estabelecer o contacto e uma relação positiva com o cliente
5.5. Utilizar uma atitude de comunicação eficaz 
5.6. Comunicar e dialogar com o interlocutor evitando as relações de força e a agressividade 
5.7. Conhecer a importância do não-verbal e da linguagem gestual
5.8. As técnicas do atendimento telefónico. Importância do atendimento telefónico para a organização 
5.9. As relações e os litígios
5.10. Os casos de atendimento difíceis

 

6.1. Atribuição de prioridades a assuntos
6.2. A importância de registar notas de forma concisa sem deturpar nem omitir informação

 

7.1. Regras de planeamento e organização dos diferentes tipos de eventos
7.2. Organização de recepções reuniões de trabalho seminários exposições inaugurações conferências
7.3. Eventos de tomadas de posse assinaturas de contratos
7.4. Organização de viagens e refeições
7.5. Procedimentos e instrumentos adequados aos diferentes tipos de eventos

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No final do curso terá direito a um certificado impresso em papel especial, de gramatura 180g/m2. O Conteúdo Programático do curso será impresso no verso. Este curso foi validado pelo Ministerio do Trabalho através do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional