Blog

empreendedorismo empresas

Como elaborar um Plano de Negócios simples?

Muitas vezes você nem vai usar o seu plano de negócios porque uma coisa é um plano e outra bem diferente é a vida real. Muitas pessoas começam e nunca terminam de escrever um plano de  negócios, mas você não precisa de se preocupar. Pode fazer um plano simples e depois melhorar se precisar mais tarde.

 

O que vem num plano de negócios?

A chave para um plano de uma página também conhecido  como lean business plan é começar de maneira simples e aumentar à medida que avança. Você pode começar com alguns títulos e pontos que mostram a sua visão, metas, marcos e previsões financeiras.

As coisas continuarão a mudar e novas informações irão aparecer; por isso diz-se que um plano de negócios não é algo estático, Normalmente vocé vai precisar de :

1. Proposta de Valor

Verifique se o stakeholder (sócio,parceiro ou financiador) entende o valor único que você está a oferecer em algumas frases claras e simples. Explique de forma clara e bem directa o que a sua empresa traz ao mercado.

2. O Problema que está a resolver

Explique o problema que você está a resolver, existe mesmo um problema? Imagine que você está a conversar com alguém que nunca ouviu sua ideia antes. O que há na sua solução que não foi feito antes? Não tente resolver problemas que não existem.

3. Público alvo e concorrência

Para quem você está a vender e quais outras opções eles têm? Como você vai servi-los melhor? É aqui que você precisa mostrar que fez uma pesquisa de mercado, não basta dizer para jovens tem de chegar ao detalhe e explicar que jovens? Onde vivem? O que gostam? O que fazem?

4. Vendas e Marketing

Como as pessoas vão saber sobre a sua empresa? Você vai usar as redes social? Seus clientes lêem jornais ou revistas? Ou você venderá para eles pessoalmente? Descubra onde está o seu público-alvo e como vai chegar a eles.

5. Previsão de vendas

Faça algumas previsões de vendas e despesas. Qual será a sua margem em cada venda? Será o suficiente? Quantas vendas você precisará para obter lucro? Use as figuras e gráficos para mostrar.

6. Marcos e Objectivos

Os marcos ajudarão você a olhar o  negócio como todo. Para cada etapa, diga por que é importante, anote o que (ou quem) você precisa para que isso aconteça e defina uma data concreta para cada passo. Isso ajuda a dividir tudo o que você precisa fazer em partes que podem se medir.

7. A equipa

Quem faz parte da sua empresa e por quê? Escreva algumas linhas para cada pessoa, incluindo seus objectivos e responsabilidades. Faça isso mesmo para pessoas que você ainda não contractou.

8. Financiamento

Identifique quanto você precisa (ou já tem) e como vai usar. Quando serão feitos os pagamentos e quando você espera devolver o dinheiro que usou? Mesmo que o dinheiro seja seu é importante devolver a si mesmo o que investiu, porque uma empresa é um organismo vivo e independente que também de dívidas e compromissos.

Ao escrever um plano de negócios com apenas uma página, você precisa manter as palavras curtas e objetivas. Se houver muitos detalhes para uma das seções, entregue um documento separado. Basta executar com um resumo de alto nível no plano de uma página.

Exemplo: O Alberto teve uma ideia brilhante enquanto andava pela Av. Marginal na cidade de Maputo, decidiu abrir uma empresa que aluga bicicletas
para os peões e banhistas daquela área a um custo de 200MT/hora, como ele precisava de 180.000MT de empréstimo para iniciar o seu
negócio ele fez um pequeno plano de negócios para mostrar a alguns potenciais investidores a sua idéia de negócio.
Ele decidiu chamar BETO BEACH BIKES que em português significa “Bicicletas de Praia do Alberto”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *