Blog

empresas recursos humanos

Como acolher um novo colaborador na empresa

Quando se contrata um novo colaborador muitas vezes não se tem um plano que se concentra em fazer com que o funcionário se sinta bem-vindo, apreciado e faça parte da cultura da organização o mais rápido possível. Assim, o funcionário chega na organização e se encontra realmente sem saber o que fazer e nem de onde começar o seu trabalho reduzindo bastante a sua produtividade.

Recomendamos aqui alguns passos para acolher o novo membro da equipe de forma eficiente:

1. Anuncie a chegada do novo colaborador

Torna-se fundamental informar, pelo menos o departamento que o novo colaborador vai integrar, da sua chegada.  Explique para os outros colaboradores o porquê de você ter seleccionado essa pessoa , quais são os seus talentos e habilidade, e incentive aos outros para que recebam bem o novo membro da equipe que tal até oferecer um bolo!

2. Apresente aos seus colegas

Quando o novo colaborador chegar apresente-o aos restantes funcionários.. Ajude seu novo contratado a entender quem são os principais colegas que precisa conhecer a curto prazo.

Priorize a lista e compartilhe por que fulano é importante. Faça as apresentações pessoalmente. Não basta enviar seu novo funcionário para encontrar alguém. Um supervisor ou colega de trabalho deve estar disponível para saudar o novo contratado, logo que ele ou ela chega. Lembre-se que são as primeiras impressões que contam, por isso mostre-se disponível e amigável.

3. Prepare o espaço de trabalho

Certifique-se que o novo colaborador tem tudo o que precisa para desenvolver as suas funções na área de trabalho que lhe for atribuída. Um computador pessoal, um telefone e uma área de trabalho própria e agradável é sem duvida uma excelente forma de motivação inicial. Certifique-se que o novo funcionário está confortável e mostre-se disponível para solucionar quaisquer dúvidas que possa ter sobre o novo espaço. Isso fará com que ele sinta que já estavam a aguardá-lo e que realmente precisam do seu contributo. É fundamental que ele não se sinta a mais ou deslocado.

4. Ofereça uma visita pela empresa

Faça uma visita pela empresa em que conte um pouco da história da organização. Explique os segredos e formas únicas de comunicação e relacionamento dentro da empresa.

5. Forneça  orientação

São as pequenas coisas que podem ser a maior frustração quando somos novos em um time e queremos estar no nosso melhor. Qual é o número você disca para obter uma linha externa? Como você usa a fotocopiadora? Onde fica o WC ? Como funciona a cafeteira (e como reabastecer)? Os melhores locais para almoçar? Certifique-se de prestar atenção nas pequenas coisas para que seu novo funcionário possa focar sua atenção nas coisas grandes, ou seja, realmente fazendo o trabalho!

6. Tenha alguém para o(a) acompanhar

Sempre que uma nova pessoa é trazida, designe alguém para passar tempo com ele para mostrar como as coisas funcionam, almoçar juntas e oferecer apoio e orientação quando necessário. Isso poderia ser realizado por uma pessoa ou rotacionando entre o pessoal voluntário.

Embora o mentor ou amigo tenha o papel principal, outros funcionários também devem ser incentivados a participar e fazer sua parte para fazer pequenas coisas para que o recém-chegado se sinta bem-vindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *